Origami Tsuru

Origami Tsuru

Segundo o site Wikipédia a palavra Origami (de oru, "dobrar", e kami, "papel") "é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la".
De acordo com alguns historiadores, para a confecção do origami é necessário um papel plano sem a utilização de outros materiais como cola, tesoura e similares. O resultado das dobraduras do origami são objetos tridimensionais tais como animais, flores, brinquedos, caixas, dentre outros.

O que antes era uma arte exclusiva japonesa, hoje a técnica do Origami circula pelo mundo todo e sem dúvida alguma caiu no gosto de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. Além de ser muito divertido a montagem do origami possui um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, mental, emocional e físico de quem o executa, pois exige concentração, imaginação, memória, habilidade manual, etc.

Uma das peças mais conhecidas do origami é o Tsuru. Tsuru é uma ave da família das Cegonhas, considerada sagrada no Japão. E que simboliza saúde, fortuna, sorte, felicidade e vida longa. 

Reza a lenda que durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), uma criança japonesa de 2 anos chamada Sadako Sasaki vítima da bomba atômica que arrasou com a cidade de Hiroshima. Durante o período que ficou internada, recebia constantemente a visita de uma amiga e que em um belo dia presenteou Sadako com um origami Tsuru. Durante a visita esta amiga contou a Sadako a lenda onde quem faz 1000 tsurus de origami tem direito a um desejo. Desde então, todo dia Sadako passou a fazer seus Tsurus, sempre com o mesmo pedido em mente: se curar. Sadako conseguiu fazer 646 Tsurus e após sua morte seus amigos fizeram mais 354 para que ela fosse enterrada com os mil Tsurus. Sadako morreu em 15 de outubro de 1955 e seus amigos ergueram um monumento em sua memória. 

Esse monumento foi erguido no Parque da Paz e contém a seguinte descrição: "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração, Paz na Terra".


(O Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, foi erguido em 1958, em Hiroshima, no Parque da Paz. Representa uma menina com os braços estendidos segurando um tsuru. Dentro do pedestal há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, enviado por pessoas de todas as partes do Japão e do mundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Sadako_Sasaki)



 Linda história, não? Quem se anima a fazer os mil Tsurus para realizar um desejo? Se você não tem essa pretensão, que tal fazer alguns e utilizá-los na decoração de sua casa? Eu fiz e confesso: a arte do origami é apaixonante e viciante. A cada dobradura é uma emoção diferente e quando pronta é impossível não se apaixonar.


Vejam o mobile de tsurus que fiz... nesse usei um cachepô retangular, com uma chave de fenda de ponta fina fiz furos de 2cm de distância, confeccionei 22 tsurus com tamanhos e cores variadas. Com uma linha de anzol, contas de pérola fiz um espiral que ficou um charme.




Para quem se interessou existem vários vídeos na internet que ensinam fazer Tsurus. Mas o que mais gostei, o que tem uma explicação mais detalhada é o do Alessandro Sampaio http://www.youtube.com/watch?v=pV-Loc2bWog .


Outras peças feitas com Tsurus que encontrei na internet.


http://www.papelemflor.com/site/?q=content/blog
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/show-room/2012/12/10/interna_showroom,46783/confira-pecas-que-darao-um-charme-especial-aos-brindes-no-fim-de-ano.shtml

http://artassessoriaeventos.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html

http://eccentricbeauty.wordpress.com/tag/comportamento/page/2/

http://artassessoriaeventos.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html

http://vilamulher.terra.com.br/decorando-com-mobiles-9-8596545-2145-pfi-danierimoura.html

http://www.salaodesign.com.br/blog/page/18/

http://isisorigamis.blogspot.com.br/2013/01/mobile-de-tsurus.html

http://adrianasuzuki.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

http://adrianasuzuki.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

http://combinadolaemcasa.wordpress.com/tag/decoracao/
http://combinadolaemcasa.wordpress.com/tag/decoracao/

http://combinadolaemcasa.wordpress.com/tag/decoracao/
http://www.vidadois.com.br/2011_03_01_archive.html

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a Fazer Laços de Fita

Mesa de vidro jateado - Faça você mesmo

Garrafas decoradas com linhas